A Associação de Turismo de Anime divulgou esta terça-feira a sua lista de locais de peregrinação de anime em 2020. Os resultados são baseados numa pesquisa realizada no site da “Anime Tourism Association” de junho a setembro deste ano. Apesar de se ter batizado em homenagem à 88ª Peregrinação do Templo de Shikoku, a lista tem 111 locais anime e 26 instituições / eventos relacionados a anime.
Este ano foram adicionados mais 12 locais:
A associação revelou estatísticas da pesquisa indicando a popularidade do projeto no exterior. Para a lista de 2018, 60% dos eleitores eram de fora do Japão. A percentagem aumentou para 75% na pesquisa de 2019. Para a lista de 2020, o percentual caiu para 63%.
Os cinco principais territórios estrangeiros representados na pesquisa de 2020 foram China, Hong Kong, Taiwan, Estados Unidos da América e Tailândia. Em 2019, a Coreia do Sul estava no top 5, mas, para a pesquisa de 2020, caiu para o número 15. As recentes tensões políticas entre a Coréia do Sul e o Japão podem estar relacionadas com a queda repentina no interesse de viagens. Por outro lado, os países ocidentais têm desfrutado de maior representação, com os Estados Unidos, o Reino Unido e o Canadá todos no top 10.
Uma proporção significativa de eleitores relatou ter visitado os locais nos quais estavam a votar. Por exemplo, na pesquisa de 2019, 39% dos eleitores de Taiwan disseram ter visitado os locais, enquanto na pesquisa de 2020, a percentagem aumentou para 63%. A percentagem de eleitores japoneses que disseram ter visitado os sites aumentou de 70% para 88%.
A fã e influencer chinesa Ruǎn Ruǎn Bīng apareceu no evento como convidada para dar uma ideia da comunidade de peregrinação de anime chinesa. Ela disse que o povo chinês não costuma acampar e que Laid-Back Camp a inspirou a acampar pela primeira vez. Ela também compartilhou fotos da sua recente viagem à cidade de Tonoshō, na província de Kagawa, que foi apresentada em Karakai Jōzu no Takagi-san 2.
O prefeito de Tonoshō falou sobre como o anime impulsionou o turismo na área. Ele revelou que, a princípio, as pessoas nesta pequena cidade não sabiam muito sobre Karakai Jouzu no Takagi-san (Takagi-san, the Master of Teasing), mas começaram a saber disso através de todos os visitantes que chegavam por causa do anime. O prefeito da cidade de Komatsu, Shinichi Takemura, mencionou que o anime Girly Air Force triplicou o número de visitantes que a cidade normalmente recebe.
O conceito de peregrinação dos 88 animes é modelado na 88ª Peregrinação do Templo de Shikoku, a rota de peregrinação budista mais famosa do Japão. A Anime Tourism Association foi fundada em 2016 como uma parceria entre a Kadokawa e várias empresas de turismo e viagens. O seu objetivo é atrair turistas do Japão e de outros países, e apoiar projetos de revitalização regional em todo o Japão.
A lista de 2018 foi criticada on-line pela sua falta de transparência sobre o processo de seleção interna e as diferenças inexplicáveis entre quais títulos os fãs votaram e o que chegou à lista final. Tsuguhiko Kadokawa, presidente da Kadokawa Corporation e da Anime Tourism Association, disse que em 2018 houve alguma dificuldade em obter os direitos de todas as propriédades intelectuais num curto espaço de tempo, mas alegou que foram capazes de corrigir esse problema a partir de 2019.
Podem consultar aqui a lista de todos os locais de peregrinação anime.
Mais Conteúdo: Assista animes online
Nenhum comentário:
Postar um comentário