É aquele filme que você não sabe bem quando começa. E quando termina, você quer um pouco mais.
Tenshi no Tamago ou Angel's Egg como preferir, não tem começo, meio e fim. Não apresenta os personagens na linguagem padrão, e muito menos se esforça para que gostemos deles. Não tem plot. Não tem o antes, e não tem o depois. Não possui tantos diálogos. Tem um ritmo desacelerado, mas também sabe trazer movimento quando precisa. A trilha sonora não é nem um pouco convidativa, pelo contrário: é assustadora. O designer do ambiente é confuso, não dá pra saber aonde estão situados. Qual é a era? qual é o contexto? Assim como os personagens cumprimentando-se com um gélido ''quem é você?'' eu fiquei me perguntando a mesma coisa. Do que se trata afinal, esse filme? Mas antes que eu pudesse desligar o pc e ir dormir, tive a sensação que aquilo era intencional. Essa esperança, foi o que me manteve acordada até o término. Tudo é um convite à interpretação. O que vemos durante o percurso, são mentiras. Pistas falsas, que se juntadas, não nos levarão à uma verdade absoluta. Por isso, é importante estar ciente que o pé na realidade não lhe trará uma experiência frutífera. Quando você se desligar do mundo lá fora e se conectar com a mente livre, certamente você será levado para outra dimensão.
Tenshi no Tamago ou Angel's Egg como preferir, não tem começo, meio e fim. Não apresenta os personagens na linguagem padrão, e muito menos se esforça para que gostemos deles. Não tem plot. Não tem o antes, e não tem o depois. Não possui tantos diálogos. Tem um ritmo desacelerado, mas também sabe trazer movimento quando precisa. A trilha sonora não é nem um pouco convidativa, pelo contrário: é assustadora. O designer do ambiente é confuso, não dá pra saber aonde estão situados. Qual é a era? qual é o contexto? Assim como os personagens cumprimentando-se com um gélido ''quem é você?'' eu fiquei me perguntando a mesma coisa. Do que se trata afinal, esse filme? Mas antes que eu pudesse desligar o pc e ir dormir, tive a sensação que aquilo era intencional. Essa esperança, foi o que me manteve acordada até o término. Tudo é um convite à interpretação. O que vemos durante o percurso, são mentiras. Pistas falsas, que se juntadas, não nos levarão à uma verdade absoluta. Por isso, é importante estar ciente que o pé na realidade não lhe trará uma experiência frutífera. Quando você se desligar do mundo lá fora e se conectar com a mente livre, certamente você será levado para outra dimensão.
Mas, antes que alguém me entenda mal, não quis dizer que é pra assistir querendo gostar, mas sim querendo entender. Por mais que no fim das contas, essa obra se torne para você uma tortura sonífera, o que vale é tentar trazer aquele universo para o seu mundo. Deixe essas duas realidades se chocarem, sinta sua imaginação completar os porquês. Participe do filme e crie a linha de raciocínio que mais lhe convir no momento. Com certeza, a decepção poderá ser nula.
A premissa básica em Tenshi no Tamago é o seguinte. Uma menininha de cabelos longos carrega por uma cidade desconhecida um ovo, que está constantemente escondido embaixo de seu vestido. Ela tenta protegê-lo de algum perigo que não nos é contado. Mais tarde, ela acaba se deparando com um homem moreno, carregando uma arma (ou seria uma espada?) nos ombros. Evidentemente, ela fica com medo, e foge de um possível contato com ele. Mais tarde eles acabam se encontrando novamente e o que acontece depois ...
Bem, o resto fica por conta da sua imaginação. Tudo o que eu disser além disso, poderá ser spoiler.
_____________________
_____________________
Mamoru Oshii dirige este filme como se estivesse dando vida para uma pintura. Também é válido ressaltar que foi neste OVA que ele deu os primeiros passos no universo cyberpunk. É diferente de Ghost in The Shell, porém, dá pra perceber a construção de uma estética toda detalhada, coisa esta que estaria bem mais aprimorada mais tarde em 1995. A ficção científica por sua vez foi oficialmente trabalhada no OVA anterior à este, intitulada ''Dallos''. Mamoru Oshii também contou com a participação do artista popular Yoshitaka Amano. Os estúdios responsáveis ficaram à cargo do Deen e Tokuma Shoten.
Se tem alguma coisa que se destaca na primeira metade do filme, com certeza é o ambiente, assim como as cores. Como eu disse na minha sinopse mal feita; assim como não nos é contado o porque que a personagem carrega aquele ovo pra cima e pra baixo, também não nos é contado aonde ela, e o ''soldado'' estão. O lugar é escuro, raramente acontece da iluminação resplandecer, e quando acontece, é pra marcar a transição de cena para a outra, com um branco exagerado, tomando a tela por completo. Porém, isso é muito pouco comparado à escuridão imposta sobre cada cena, seja pra também puxar uma outra situação, como também para mergulhar os dois personagens desconhecidos em meio ao nada. O escuro prevalece. Começa e termina nele. Em cada beco aonde passam, existe sombras e mais sombras. O que se mistura nele, são cores que realça esse sentimento gótico imposta na obra, como o azul escuro, o cinza cintilante, e até mesmo o vermelho chamuscado em alguns poucos momentos. São tons que realçam o preto, e dão liberdade pra que ele predomine.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi3T43jfOBDng31pw4QdTmwCY1WYb_ymE5hd4askB78LelJzl9UZKyXSQYS4z7xolbxOTJuEfBJ2elp4V1qPRn0kJjjGCEEJmzOcQt7ILEGp_OOCL8ZNzxSF_Tt7N0d6DqixDhEOA7OEQQ/s200/04.png)
Como pode notar, as cores são contrapartidas que interligam e constroem naturalmente essa parte de simbolismos no filme, bem como os diálogos e a trilha sonora.
![]() |
Note a imensidão do lugar e a pequenez da personagem |
Os sons por sua vez, possuem um papel de igual destaque na obra. É ridiculamente sensacional. É tão bom que assusta.De um silêncio absurdo, ao som do vento. De um piano triste à harpas delicadas. De vozes líricas ao som da água, assim como ao tanque de guerra e etc. A trilha sonora poderia ser analisada separadamente, e por consequência, receber seu devido valor e apreciação do público como uma arte paralela. É uma completa viagem e imersão àquele universo. Gosto dessa sutileza e também do destaque que isso tem no filme.
A interação dos personagens é algo que chama a tenção. Trazendo mais perguntas do que respostas, os dois trazem um balanço misterioso muito bom para aquilo que eles propõem. Há pessoas que acham essa relação distanciada muito monótona, e definitivamente é. Tudo é desinteressante e desprovida de agilidade e informações convincentes. A formula não é nem um pouco atrativa. Por isso, muitos podem cair no sono - foi que aconteceu na verdade, na época de seu lançamento: o fracasso de crítica e público, ou o melhor; soneca coletiva. Porém, o que torna isso bacana é justamente esse ar intrigador que eles formulam, parece que a qualquer momento algo vai ser revelado, mas esse momento nunca chega. Bom, pelo menos não da forma padrão e tradicional. Apesar dos diálogos serem curtos e ainda por cima, cheios de pausas, é interessante o desenrolar desse jogo de quebra cabeças, onde cada única frase pode significar um verdadeiro achado mais para frente. Eu gosto.
Atenção, spoilers à vista, pule para a última estrofe, caso você se incomode!
Sobre o significado da história .. bem, eu prefiro acreditar na teologia cristã, me parece que se encaixa mais com a razão. Porém, cada um pode interpretar de um jeito. Pra mim, Tenshi no Tamago se trata de um desenvolvimento espiritual. Além das metáforas e simbolismos que os cercam durante toda o percurso, como os soldados que caçam aos peixes gigantes denominados 'celacantos etéreos' - que dá a entender a busca por algo que nunca vão conseguir ter - existe a teoria do que poderia ter dentro do ovo, objeto principal este que acompanha a protagonista. Para muitos, significa a esperança que ela tem naquele mundo, para mim era a esperança que ela tinha em ter um anjo, ou um salvador que a pudesse proteger. O soldado/guerreiro, embora seja o que ela supostamente gostaria de ter, sempre foi um estranho para ela, até porque chega no final e ela ainda pergunta ''quem é você?''. A primeira frase que ele diz é ''guarde as coisas preciosas ou poderá perde-las''. Na primeira vez que a menina vê o homem, ela se afasta e se esconde, mas depois tenta 'procurá-lo' de novo mas não encontra. Ou seja, ela teve o contato com este salvador, mas perdeu-o de vista. O ovo é apenas uma representação material desse desejo que ela tinha. Por esse sonhado anjo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHHGqR0vOF7W1MXGigd85f2K2_-9CTCSd0VBFwATIBcYTu6OVL3d-BScSm5KKC1cNfNqFa-ePolw1ZLPLSWkweJg5gm2RqLl8-iX-tAPG6QHSJ9m-Nlboyu3_O5o2ARrezC0Qo0-LPrKg/s320/09.png)
Bom, eu gostaria de falar mais, só que não quero me estender muito. Por fim, digo que Tenshi no Tamago não é fácil de ser digerido, mas quando você pegar o espírito da coisa, a experiencia vai soar mais agradável. É um filme inteiramente interpretativo, e reflexivo. Tem que saber lidar com esse tipo de história. Automaticamente requere um algo à mais. A total atenção de quem vê. O designer daquele mundo é algo encantador, bem como sua trilha sonora que é linda. Tenshi no Tamago deveria ser assistido só por isso. Agora, se você gosta de descascar grandes laranjas, vai por mim, esse filme pra você.
_________________________________________________________________________________
Curta a Nave Bebop no Facebook, e siga também no Twitter pra estar por dentro das próximas postagens. Se puder, comente e compartilhe este post. Obrigada pela visita, see you latter! ♥
Nenhum comentário:
Postar um comentário